mercoledì, gennaio 28, 2009

LULA stile CASTRO: superbo e privo di scrupoli, LULA non commenta su Battisti

Lula não pretende comentar convocação de embaixador no caso Battisti

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende fazer comentário oficial sobre a decisão da Itália de convocar para consultas seu embaixador em Brasília, Michele Valensise, informa nesta quarta-feira reportagem de Cláudio Dantas Sequeira, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O governo avalia que o caso Battisti saiu das mãos do Executivo e está agora com a Justiça. Além disso, não há a intenção de reconsiderar a decisão.

A Itália chamou seu embaixador nesta terça-feira (27) em um gesto de agravamento da crise bilateral por causa do refúgio concedido ao ex-comunista Cesare Battisti. A medida surgiu em resposta ao parecer da Procuradoria Geral da República, que recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a extinção do processo de extradição do acusado.

Condenado na Itália por quatro homicídios, Battisti conseguiu o status de refugiado político no Brasil por decisão do ministro Tarso Genro (Justiça).

Ontem, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, telefonou para o chanceler Celso Amorim e voltou a defender a extradição do ex-ativista afirmando que espera uma reviravolta final do caso. Durante o telefonema, o chanceler afirmou que tem "forte expectativa" de que "exista uma última instância institucional brasileira que possa tomar a decisão esperada, ou seja, a extradição".